quarta-feira, 7 de maio de 2014

Desventuras em Série - Do Mau Começo ao Lago das Sanguessugas!

Galera, alguns de vocês devem conhecer o bom (ou não tão bom assim) filme: Desventuras em Série, que conta a história de três irmãos, órfãos, e que passam a sofrer desventuras, e tentando escapar do malévolo Conde Olaf (Jim Carrey), certo? Pois agora vou falar sobre o livro...e contar um pouquinho da história, que é bem melhor no livro. Só por curiosidade, antes de ler o livro, desventuras em série me pareceu um ótimo filme, e ainda é, mas não é uma boa adaptação, até porque troca algumas cenas de ordem, esquece muitas outras, tal como uma adaptação geralmente é. Vamos ao livro.

Irei falar dos três primeiros livros da saga, de um total de treze livros. Esses três livros, são os que eu li até o momento, e coincidentemente, são os capítulos retratados no filme. O nome de cada um deles é: 

1º Mau começo
2º A Sala dos Répteis
3º O Lago das Sanguessugas


Os demais livros, para que se interessar, são:

4º Serraria Baixo-Astral
5º Inferno no Colégio Interno
6º Elevador Ersatz
7º A Cidade Sinistra dos Corvos
8º O Hospital Hostil
9º O Espetáculo Carnívoro
10º O Escorregador de Gelo
11º A Gruta Gorgônea
12º O Penultimo Perigo
13º O Fim



Personagens:


Violet Baudelaire - A Inventora

Uma garota bonita, tem 14 anos, a mais velha dos Baudelaire, após a morte dos pais, fica como uma mãe pros dois irmãos mais novos, sempre fazendo de tudo para cuidar deles e protege-los, é suficientemente esperta a ponto de ser uma inventora, sua maior habilidade. Essa habilidade no decorrer dos 3 livros que li (e muito certamente o resto da história), muitas vezes é a salvação dos irmãos. Sempre que começa a pensar em algo, prende o cabeço com uma fita, para não tirar a concentração.

Klaus Baudelaire - O Gênio

O irmão do meio dos Baudelaire, começa a história com 12 anos, e assim como suas irmãs, envelhece 2 anos no decorrer da história. Muito inteligente, ele usa óculos e é um impressionante leitor, tem conhecimento em diversos assuntos e já leu milhares de centenas de livros, e ficou muito abalado quando a biblioteca da mansão foi destruída. Seus conhecimentos são usados muitas vezes para salvar os irmãos das garras do Conde Olaf.

Sunny Baudelaire - O ''anjinho'' mordedor

A mais nova dos três, tem uma incrível capacidade de... morder. Sim, com seus quatro dentes afiados, assusta qualquer dentista, e ajuda também na sobrevivência dos irmãos. No decorrer da história, conforme Sunny se desenvolve, vai desenvolvendo também uma habilidade culinária. Não tem um vocabulário fácil de se entender, só seus irmãos conseguem decifrar sua fala, sendo assim, o autor do livro muitas vezes traduz o que ela quer dizer.

Conde Olaf - Pior Vilão de todos

Homem asqueroso, arrogante, ogro, repugnante, horroroso, assustador, cruel e bem...Tudo o que se pode pensar de mal sobre alguém. Por deus, quem tenta matar irmãos orfãos, somente pra conseguir sua fortuna? Conde Olaf é o primeiro tutor dos Baudelaire, depois que estes perderam seus pais, e depois de falhar no plano de conseguir a fortunas dos orfãos no primeiro livro, passa a fazer de tudo para consegui-la no restante da saga. Nas horas vagas das suas vilanias, comanda uma também horrenda trupe teatral, que ajudam em seus planos, e é formada por criaturas no mínimo estranhas, um homem com ganchos no lugar da mão, uma criatura enorme que não se sabe ser homem ou mulher, entre outros.

Sr. Poe - Um baixinho

Banqueiro e amigo da família Baudelaire, além de cuidar da fortuna da família, após a morte dos pais das crianças, fica encarregado de encontrar tutores para os jovens. Criaturinha engraçada, tem sempre um lenço na mão, onde está sempre a tossir. Ingênuo, nunca acredita na palavra dos orfãos quando estes dizem que estão sendo perseguidos pelo Conde Olaf, que pretende roubar sua fortuna. É ele que dá a notícia aos irmãos sobre a morte dos pais.

1º Livro - Mau Começo (1999):


O livro aparentemente começa bem, três crianças felizes, seus pais, uma vida boa... Bom, isso dura até o dia em que os pais dos irmãos morrem em um incêndio que destruiu toda a propriedade da Mansão Baudelaire (nome da família), começando um ciclo de desventuras.
Num dia de sol, Violet, Klaus e Sunny, decidem ir passear na Praia do Sal, e lá encontram o Sr. Poe no fim da tarde, quando recebem a notícia do incêndio e da morte dos pais.
Como encarregado dos Baudelaire, arruma um tutor para eles. O escolhido é o Conde Olaf, que a principio se mostra uma boa pessoa, mas assim que Sr. Poe vai embora, passa a tratar os órfãos como escravos, sendo rude, fazendo os órfãos dividirem um quarto e uma cama só para os três, mandando-os fazer tarefas de casa e etc. Conde Olaf só se interessa pela fortuna das crianças. Quando o Conda Olaf resolve fazer uma peça chamada ''o casamento teatral'', as crianças desconfiam, e vão falar com juíza Strauss à respeito de leis.
Quando descobrem o plano do vilão, jogam isso na cara dele, acham que iria funcionar, mas Klaus e Violet não esperavam um ''pórem'': Olaf havia sequestrado Sunny, e pendurado ela numa gaiola no alto de sua torre, e ameaçou solta-la caso os dois não colaborassem. Violet estraga o plano do Conde, com um detalhe da lei nupcial. Se vocês acham que tudo acaba bem, estão enganados... Olaf escapa, e promete que vai voltar.

2º Livro - A Sala dos Répteis (1999):


O livro começa logo depois de onde o primeiro acabou, com o Conde Olaf fugindo. Cabe então ao
Sr. Poe encontrar um novo tutor para os jovens Baudelaire, e isso não chega a tardar. Poe encontra um parente distante dos irmãos, o renomado doutor em herpetologia Montgomery Montgomery (Não, não errei na digitação, o sobrenome é o mesmo que o nome, e é até motivo de piada por parte dos companheiros da sociedade herpetológica).
Tudo na nova casa começa bem, Violet, Klaus e Sunny finalmente tem um quarto para cada um, ao contrário da ''prisão'' na casa do Conde Olaf, e todos tem onde usarem suas habilidades. Para Klaus, Dr. Montgomery possui uma grande biblioteca aconchegante, não tão grande quanto à da mansão Baudelaire, mas agradava a Klaus. Enquanto fica na biblioteca, Klaus recebe a ''missão'' de pesquisar tudo sobre os répteis do Peru, já que Montgomery pretende viajar para lá para pesquisa.
Ainda por causa da viagem, Violet usa sua habilidade inventora em outro favor: deve construir e modificar as armadilhas para cada um dos répteis que podem ser encontrados durante a viagem.
E Sunny, bom, Sunny simplesmente tem que... morder! Isso, a missão de Sunny é dividir em milhares de pedacinhos, uma corda gigante, que serão de extrema importância.
Exato, finalmente parece que a vida dos Baudelaire tende a melhorar... Mas vamos lembrar que a vida dos Baudelaire não é boa, certo? Pois é, o que é bom não dura para sempre, e um antigo perigo ronda a boa vida dos órfãos. CONDE OLAF! Af, já lhes disse o quanto esse homem é repugnante, horrível, asqueroso, cruel, sem sentimentos, assustador, mau, irritante, vilanesco e tudo o que há de ruim? O porque disso? Bom...
Montgomery estava a espera de um assistente de laboratório, já que seu antigo, Gustavo ''se demitiu'' às vésperas da viagem. E quem seria esse assistente? Stephano é claro! Achou que seria o Conde Olaf né? Pois bem, acertou! O maldito se disfarçou, e se infiltrou na casa do doutor, e na vida feliz das crianças. Logo de cara, Violet, Klaus e Sunny percebem o perigo que correm.
Sala dos Répteis
Quando as crianças ameaçam contar ao Tio Monty a verdade, Stephano ameaça os três com uma faca. No dia da viagem ao Peru, ao acordar os garotos encontram o corpo de Tio Monty morto na biblioteca, com dois furos de cobra no pescoço. Olaf, digo, Stephano diz que isso foi causado pela Mamba do Mal.
Quando Olaf sai de carro para fugir com as crianças para o Peru batem com o carro do Sr. Poe, que vinha trazer o resto das coisas das crianças. Sabendo do ocorrido, Sr. Poe retorna à casa com Stephano, e discutem o que fazer com as crianças, que tentam em vão provar que Stephano é na verdade Conde Olaf, já que chega um tal de Dr. Lucafont, e diz que a causa da morte foi o veneno da Mamba. Fim!
Brincadeira... na verdade, os Baudelaire não desistem, e vasculham as coisas do vilão em busca de provas, e acham uma maleta com uma aparelhagem peculiar, que após certa lógica, os irmãos descobrem ser a arma do crime. Violet, Klaus e Sunny mostram a evidência a Sr. Poe, que pede que Olaf mostre a tatuagem de olho no tornozelo esquerdo, mas ela não esta lá. Os três insistem, dizendo que uma maquiagem escondia a tatuagem, passam a mão no tornozelo e revelam a tatuagem. Olaf voa da casa, e Dr. Lucafont se revela como o homem de mãos de gancho, um membro da trupe teatral de Olaf, e seu capanga. Olaf ainda revela que Gustavo não se demitiu como eu lhes disse mais acima, mas foi assassinado. O livro termina com a coleção de répteis do Tio Monty sendo levada embora, e os Baudelaire à procura de um novo lar.

3º Livro - Lago das Sanguessugas (2000):

O Lago das Sanguessugas começa com os órfãos sendo levados através do Lago Lacrimoso até o Cais de Dâmocles. Lá Sr. Poe chama um táxi para leva-los à sua nova casa ao topo da montanha (seria correto dizer o termo ''topo da montanha'', quando na verdade não esta no cume, mas sim ao ''lado'' da montanha, suspensa por uma duzia de garras metálicas sobre um lago colossal, onde seu marido morreu?), onde conhecerão sua nova tutora, a Sra. Josephine Anwhistle. A Sra. Josephine é uma estranha, mas engraçada adoradora de gramática. Ela tem medo de tudo, principalmente de corretores de imóveis, e é viúva, já que seu marido Belo, morreu num acidente com as sanguessugas do Lago Lacrimoso.
Um fenômeno está chegando, o Furacão Hermano, e por isso os três jovens e a tutora decidem ir à cidade comprar suprimentos. Lá encontram o estranho Capitão Sham, que na verdade é um velho conhecido das crianças disfarçado. Sim, o cruel, o horrível, o repugnante, o vilanesco... tam, tam, tam, taaaam!... Conde Olaf! Isso mesmo, mais uma vez esse maldito vai tentar estragar a vida dos três inocentes. As crianças, como sempre, percebem a falcatrua e tentam avisar a tia Josephine. Pelo fato de Capitão Sham ter uma perna de pau no lugar da perna com a tatuagem de olho, e um tapa-olho que encobria sua sobrancelha de mão única (sim, o Conde Olaf tem uma única e grossa sobrancelha!), não conseguem provar a verdade. Além disso, tia Josephine acha Sham atraente, e não acredita nas crianças.
No mesmo dia, mais tarde, Capitão Sham (Ou Olaf, ou como queiram chama-lo) liga para
Casa de Tia Josephine
Josephine, e revela que realmente é Conde Olaf, obrigando ela escrever um bilhete. Nesse mesmo tempo, as crianças que estavam no quarto ouvem um barulho vindo da biblioteca, e quando vão ver o que aconteceu, encontram a janela quebrada e um bilhete de suicídio.
Os três irmãos ficam chocados, mas com suspeitas, porque o bilhete dizia que o novo tutor deles é o Capitão Sham e está cheio de erros de gramaticais, coisa que a tia Josephine abomina. Eles pensam que Olaf está por trás disso e ligam então para o Sr. Poe. Eles não podem provar nada, mas quando Sr. Poe e Olaf estão conversando, Klaus descobre um código no bilhete formado por todos os erros de gramática: PGRUTA, ou Gruta do P.
As crianças correm para o cais, roubam um barco da companhia do Capitão Sham, e vão até a Gruta do P, onde acham Josephine se escondendo. Ela fala que o Capitão Sham (Olaf) obrigou ela a escrever o bilhete, mas ela escreveu ele contendo um código (que as crianças descobre), logo então joga um pufe na janela, e foge para a gruta.
Os Baudelaire a convencem a se juntar a eles e eles então navegam pelo lago de volta.Tia Josephine fica receosa com as sanguessugas do lago, as crianças têm certeza que elas não vão atacar, já que não tinham comido na última hora (elas são cegas e só atacam se sentem cheiro de comida). Mas Josephine comeu uma banana pouco antes de eles chegarem. Elas atacam o barco e estão o destruindo quando Capitão Sham os resgata em outro barco. Olaf joga Josephine na água, que é devorada, e leva as crianças com ele.
Quando voltam ao Cais de Dâmocles, Sr. Poe estava quase entregando os órfãos para o Capitão Sham, quando Sunny morde a perna de pau do Capitão Sham, que revela-se falsa, mostrando a perna verdadeira, junto com a tatuagem do olho. Olaf então mais uma vez escapa, e caberá a Sr. Poe procurar outro tutor.
_______________________________________________________________________________

Análise:

Bom galera, eu achei muito bacana o enredo dos livros, é um enredo meio gótico, meio ''steampunk''*, apesar de a temática steampunk ser mais visível no filme do que no livro. Uma outra coisa que achei interessante, é o fato de ter mensagens subliminares. Cada um dos livros da série, que são 13 no total, possuem exatos 13 capítulos, com exceção do último livro, que possui o 14º capítulo, que é mais como um epílogo. 13 é geralmente o numero do azar, e a série narra as desventuras (azares) em série pelas quais as crianças passam.
A história realmente é muito boa, tendo sempre um começo, um meio e um fim. No caso, a busca pelo tutor, a vida boa (ou ruim, como no primeiro livro), e o desfecho da trama, resultando na fuga do Conde Olaf, e na morte dos tutores, a partir do segundo livro.
O conto é diferente dos livros que costumo ler, tem um aspecto meio gótico, mas é também cômico ao mesmo tempo, visto que o autor, Lemony Snicket muitas vezes explica alguns termos, ou algumas situações, de forma ligeiramente engraçada. A história é tão boa, que li cada um dos livros, que variam de 170 à 190 páginas em dois ou três dias.
O modo como a história é contada, os temas retratados, a ''sinistra ameaça de um demasiado mundo real adulto'', visto que muitas vezes os órfão são ''livres'' num certo ponto de vista, enquanto os adultos ao redor sucumbem às autoridades, as pressões grupais, e diversos males sociais. A história evidencia a contrariedade, inevitabilidade da tentação e das ambições sociais, apresentando personagens bons com diversos defeitos, se tornando grandes problemas. Enquanto os personagens maus são mostrados com algumas características simpáticas. Isso mostra que não existe pessoa boa nem má, mas um misto dos dois.

Enfim galera, é isso ai, no geral o livro é muito bom, vale muito a pena ler, o cenário gótico e ''steampunk'' é atraente no livro, a história tem um padrão, um mistério a ser resolvido... O único problema, é que cada livro é consideravelmente pequeno.
O asqueroso, cruel, horroroso... Conde Olaf!

_______________________________________________________________________________
Um Computador Pessoal ao estilo Steampunk
*steampunk: subgênero/movimento derivado da ficção científica, que ganhou fama entre o fim dos anos 1980 e início 1990. Trata-se de obras ambientadas no passado, no qual os paradigmas tecnológicos modernos ocorreram mais cedo do que na História real (ou em um universo com características similares), mas foram obtidos por meio da ciência já disponível naquela época - como, por exemplo, computadores de madeira e aviões movidos a vapor. É um estilo normalmente associado ao futurista cyberpunk e, assim como este, tem uma base de fãs semelhante, mas distinta.

Quer saber mais sobre o steampunk? acesse o link da fonte abaixo!
LEIA NOSSO ARTIGO SOBRE O STEAMPUNK: Leia Aqui
FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Steampunk == > clique aqui


Saiba mais sobre:
Comentários. Fale-nos a sua opinião!

Facebook

© 2014 Das Páginas para a Tela. All rights reserved.
Designed by SpicyTricks
Real Time Web Analytics