quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Você tem medo de Sereias?

Oi gente! A resenha de hoje é sobre o livro “Sereia”, de Tricia Rayburn que foi lançado em 2011 pela editora Versus.  É um livro bem bacana, mas que eu comecei a ler com muito preconceito por causa do tema. Acabei me surpreendendo.

Esse foi um daqueles livros que ficou meses (talvez até anos) na minha estante sem ser lido. Quando finalmente tomei coragem para começar a leitura, abandonei em pouco tempo por causa da capa. Meu Deus, eu já tive até pesadelos com essa capa! Esses olhos com efeito holográfico me dão medo até hoje. Fala sério, não dá calafrios?

A trama gira em torno de Vanessa, uma adolescente insegura, desleixada e que tem medo de absolutamente TUDO.  Justine, sua irmã mais velha, é seu completo oposto: destemida, corajosa, de personalidade forte... E talvez isso explique a relação das duas: elas são melhores amigas, confidentes, fazem tudo juntas e a coisa que mais gostam é passar os verões em sua casa de temporada em Winter Harbor.

Todos os verões as duas se divertem muito na companhia de Caleb, namorado de Justine, e seu irmão nerd, Simon.  Eles cresceram junto com Justine e Vanessa e se viam todas as vezes que as meninas iam para Winter Harbor. 
Apesar dos medos excessivos de Vanessa, Justine sempre estava ao seu lado para ajudar a supera-los.

Até que em uma noite de tempestade, Justine decide mergulhar de um precipício só por diversão, e seu corpo sem vida aparece na praia de Winter Harbor na manhã seguinte. Depois de descobrir que a irmã estava escondendo segredos, Vanessa se nega a acreditar que aquilo tenha sido apenas um acidente e, ignorando as tentativas dos pais de consola-la, resolve que precisa passar uma temporada na casa de veraneio para entender a morte da irmã.

Chegando lá, a primeira coisa que faz é procurar por Caleb, na esperança de que ele possa esclarecer algo sobre aquela noite. E é então que ela descobre que o garoto está desaparecido e que seu irmão Simon também tem dúvidas sobre o tal acidente. Os dois então se unem em busca de respostas.

Logo, a pequena e calma Winter Harbor se transforma em um caos total quando outro corpo aparece na praia e logo em seguida as coisas pioram quando começam a ocorrer uma série de acidentes fatais sempre relacionados com água em que as vítimas são sempre encontradas sorrindo de orelha a orelha.

Dá medo, né? Mas tenho que dizer que apesar de ser um livro bom, ele tem lados positivos e negativos. Vamos começar com os negativos, ok? O livro é confuso. Em uma tentativa (com sucesso) da autora de manter um suspense do começo ao fim, ela acaba deixando muitas pontas soltas. Ela joga fatos importantes em acontecimentos aleatórios e você nunca sabe se perdeu alguma coisa importante ou se foi só um detalhe bobo.

Agora os pontos positivos: a autora consegue trabalhar muito bem um tema sobrenatural que não é tão batido (como vampiros e lobisomens).  E consegue também sair do clichê quanto aos protagonistas, uma garota medrosa e descuidada e um universitário nerd e musculoso. Um tempo atrás, li em um blog que a cada página a gente pensa “É agora que essa menina morre!” e é bem isso que acontece mesmo. Perigo de vida o tempo todo.

Recomendo o livro? Sim. É um livro bom no geral. Um suspense que apesar de ter muitas mortes, não é pesado nem difícil de ler. A leitura flui. Outra vez, só não recomendo pra crianças pequenas, porque eu senti (muito) medo em algumas partes. E essa capa continua me dando calafrios.


Tricia Rayburn  tem mais alguns livros lançados, mas “Sereia” é seu primeiro. Recentemente descobri que o livro é o inicio de uma coleção (que não sei quantos volumes tem) e os dois livros seguintes, Encanto e Profundezas, já estão sendo vendidos no Brasil. Entraram na minha lista de “livros para comprar”.

Saiba mais sobre:
Comentários. Fale-nos a sua opinião!

Facebook

© 2014 Das Páginas para a Tela. All rights reserved.
Designed by SpicyTricks
Real Time Web Analytics