quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Dica de livro: Ponte para Terabitia

Me lembro muito bem de quando ganhei esse livro, foi um presente de minha professora de português durante minha quinta ou sexta série, e posso dizer que sou eternamente grato por esse presente. É aquele tipo de livro, que realmente te leva ao mundo que se esconde em suas páginas! Magnífico! 

Antes de mais nada, o livro foi escrito por Katherine Paterson, em 1977,e originalmente lançado no dia 21 de outubro, como uma obra de literatura infantil, pela editora Thomas Y. Crowell Co. nos Estados Unidos.
O livro de gênero de ficção e fantasia, foi publicado com 144 páginas na versão original, e com o título:
Bridge to Terabithia.

O livro conta a história de Jesse Aarons. Jesse é um garoto do interior dos EUA, que estuda na quinta série, tímido e solitário, sofre bullying. Além disso, é meio rejeitado pelo pai, e sofre bullying no colégio. Único filho homem de uma família de cinco filhos, parece que somente sua irmã mais nova, May Belle, realmente gosta dele. Mas tudo isso, estaria por mudar.

Leslie Burke, era filha única de um moderno casal de escritores, e por isso, tinha uma mente realmente fértil, que a fazia viajar por vários mundos facilmente. Leslie sempre viveu na cidade grande, e nunca assistiu TV, pois segundo seus pais, estragam o cérebro. Mudou-se para o interior, virando vizinha de Jesse Aarons.

Rapidamente, os dois se tornam amigos, embora no começo, Leslie tenha estragado a chance de Jesse se tornar popular no colégio, vencendo a corrida da quinta série. A amizade dos dois floresce rápido, pelo fato de os dois serem vizinhos, e sofrerem bullying por serem ''esquisitos'' para os outros.

Os dois, cada qual com sua ''esquisitice'', Leslie com sua imaginação fértil, e Jesse com seus desenhos, resolvem juntos, criar um mundo só para eles, Terabitia, no bosque perto de suas casas. Para chegar lá, era preciso atravessar um riacho através de uma corda grossa.

Em Terabitia, a amizade cresce mais do que nunca, já que os alto-proclamados, rei e rainha de Terabitia, tinha que ficar juntos para derrotar as forças malignas que invadiam seu mundo encantado. Para isso, Jessie também dá um cachorrinho para Leslie, chamado Príncipe Terrian, ou PT.

Numa tarde, a professora Edmunds, por quem Jesse é apaixonado, o convida para um passeio num museu, Jessie aceita, mas não convida Leslie, que vai sozinha para Terabitia

O desfecho da história, é bem triste e ao mesmo tempo o mais feliz possível, e não contarei à vocês, senão estaria estragando a surpresa de uma boa leitura, todavia, com os acontecimentos que se passam no fim do livro, Jesse finalmente pôde crescer como pessoa, se reconcilia com seu pai e sua irmã.

O livro tenta passar aos adultos a ideia de imaginar algo bem diferente do que vivemos, mas sem esquecer o mundo real.

Personagens

Jessie Oliver Aarons Jr. - O personagem principal 
Leslie Burke - A melhor amiga de Jessie, talvez a única
Joyce Ann - a irmã de quatro anos de Jessie
May Belle Aarons - a adorável irmã de sete anos de Jessie
Brenda e Ellie Aarons - as desagradáveis irmãs mais velhas de Jessie
Janice Avery-  a valentona, rival de Leslie na escola
Wilma Dean - amiga de Janice
Bobby Sue Henshaw - amiga de Janice
Professora Edmunds - A professora de música, por quem Jessie sente uma paixão platônica
Príncipe Terrian - o cachorrinho que Jessie dá para Leslie
Gary Fulcher - o rival de Jessie
Senhora Myers- a professora de literatura de Jessie e Leslie

O livro ganhou versões em boa parte do mundo, inclusive no Brasil.
A versão brasileira foi traduzida pela Ana Maria Machado, e publicado pela editora Salamandra em 1999.

Além disso, o livro ganhou um longa-metragem produzido em 2007. O filme foi bem fiel em relação ao livro, e conta com Josh Hutcherson e AnnaSophie Robb, nos papéis principais.

Autora

Katherine Paterson, nasceu na China no dia 31 de outubro de 1932, filha de missionários. É uma premiada escritora de obras de literatura infantil nos EUA.
Entre alguns dos prêmios que tem recebido se encontram: o Prêmio Nacional do Livro (Master Puppeteer, 1976; The Great Gilly Hopkins, 1979); a medalha Jhon Newbery (Bridge to Terabithia, 1977; Jacob Have I Loved, 1981); o Prêmio Scott Ou‘Dell por Ficção Histórica (Jip, His Story); o Prêmio Hans Christian Andersen (body of work, 1998); e o Prêmio Memorial Astrid Lindgren (2006). Katherine Paterson acha que os livros infantis devem ocupar-se de temas contemporâneos e realistas, por isso sua obra se vê caracterizada por temas difíceis como a morte de um ser querido.
Katherine é vice-presidenta da Aliança Nacional de Livros e Literatura Infantil.

Saiba mais sobre:
Comentários. Fale-nos a sua opinião!

Facebook

© 2014 Das Páginas para a Tela. All rights reserved.
Designed by SpicyTricks
Real Time Web Analytics