segunda-feira, 17 de março de 2014

Resenha: Divergente

Oi galera! Hoje eu vou falar de um livro que, com certeza, está entre os meus favoritos. Falo de Divergente, da escritora Veronica Roth, publicado pela editora Rocco em 2012. Os outros dois volumes da trilogia, Insurgente e Convergente, também já foram lançados no Brasil.


O livro é dividido em trinta e nove capítulos e se passa em uma versão futurística da cidade de Chicago. Nesse futuro distante, depois de muitas guerras, a sociedade é dividida em cinco facções, cada um delas responsável por cultivar uma qualidade da humanidade e contrapor um defeito, são elas: Abnegação, Audácia, Erudição, Amizade e Franqueza.

Nesta sociedade, todos os jovens, ao completarem dezesseis anos, tem que fazer um teste para descobrirem se tem aptidão para continuarem na facção onde nasceram ou para se transferirem para outra, se separando permanentemente de sua família e amigos, e é aí que surge Beatrice Prior.

Beatrice é nascida na Abnegação, faz o teste de aptidão e descobre que é Divergente, ou seja, tem aptidão não só para uma facção, mas para três delas, e por isso não se encaixa no sistema, o que pode leva-la a morte. Ela fica atordoada, mas acaba por decidir se transferir para a Audácia, deixando definitivamente seus pais e seu irmão Caleb (meu personagem favorito), que se transfere para a Erudição.

Chegando à Audácia, Beatrice decide que quer esquecer seu passado e recomeçar uma nova vida com novos amigos em sua nova facção, então, ela adota o apelido de Tris. Assim que chega na Audácia, Tris conhece Quatro, seu instrutor, e não demora muito para que ela descubra os segredos que ele esconde e para que os dois comecem a viver um romance.

Durante o processo de iniciação da Audácia, Tris, com a ajuda de Quatro, começa a descobrir o que realmente significa ser Divergente, e porque isso a põe em perigo. Daí em diante, ela começa uma verdadeira batalha para se manter viva e para salvar aqueles que ama. O final do livro é realmente uma bomba (não vou contar, é claro) que te deixa desesperado para ler o segundo livro da série.

Posso garantir que vale a pena ler não só Divergente, como todo o resto da trilogia. Estou no último livro, Convergente, e a história continua tendo um ritmo maravilhoso. Só não o recomendo para crianças porque o livro tem muitas mortes e algumas cenas violentas, mas tirando isso o livro é recomendado para todo tipo de pessoa. É uma leitura com ritmo, com um enredo incrível que só te deixa querendo mais e mais.

Depois desse livro, a autora, Veronica Roth, ganhou fama internacional. Divergente foi seu primeiro livro e chegou a alcançar o primeiro lugar dos mais vendidos do New York Times. Atualmente ela mora em Chigaco, nos Estados Unidos, com seu marido.

Vale a pena lembrar que o filme do livro será lançado dia dezessete de abril aqui no Brasil e conta com um elenco incrível com Shailene Wodley e Theo James nos papéis principais.

Já leu Divergente? Conte-nos o que achou!

Saiba mais sobre:
Comentários. Fale-nos a sua opinião!

Facebook

© 2014 Das Páginas para a Tela. All rights reserved.
Designed by SpicyTricks
Real Time Web Analytics