segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Dica de Livro: Peter Pan

Bom, para quem vive na Terra do Nunca, e nunca ouviu falar no romance, vou falar um pouco sobre ele. O livro, lançado em 1911, na verdade foi baseado na peça de mesmo nome produzida pelo mesmo autor em 1904, ou seja, é uma versão romanceada, de uma peça de teatro!
Durante a década de 20, o autor, James Barrie, fazia pequenas alterações em situações, e cenas. Em 1928, J.M.Barrie, parou de alterar o livro, deixando ele em sua versão final e doou os direitos do livro para um hospital infantil.

Mesmo sendo escrito para crianças, o livro trata de temas complexos, que só poderão ser entendidos, numa outra leitura, quando o leitor já estiver amadurecido. O que isso quer dizer? Bom, que criança não ficaria encantada, com a ideia de um garoto que nunca cresce? Quem nunca quis ter a infância para sempre? Pois é, o livro não para só ai, como alguns pensam... A história ser torna mais complexa e sutil no decorrer da leitura.

Personagens:


Wendy - Ela é a filha mais velha, é fã número 1 de Peter Pan, ela sempre conta história de Peter para seus irmãos, é uma menina muito bondosa.


George - O Pai de Wendy, João e Miguel. É durão, mandão e muito exigente, ele não gosta nenhum pouco de Peter Pan(ele não acredita em Peter Pan), mas não é vilão do livro!


Mary - Bondosa, linda, uma ótima mãe(ela acredita em Peter Pan, mas ela não o vê no filme), ela é uma das personagens que acreditam em Peter. Dedicada, a Mary presencia tudo o que se passa em sua casa e sempre fica do lado das crianças.


Tilintin ou Sininho - Maldosa no início do livro, mais muito bela Sininho é uma fadinha que tem o poder de fazer as pessoas voarem, mas elas tem que pensar em coisas boas para voarem, com raiva de Wendy tenta matá-la, mas depois muda sua atitude com Wendy, pois sentia ciúmes de Peter com ela.


Miguel - Carente e muito amigo, assim é Miguel, o mais novo dos filhos de Mary e George. Nas brincadeiras ele é Peter Pan e adora os Índios da Aldeia.


João - Nas Brincadeiras ele é Capitão Gancho(Captain Hook).Sagaz e inteligente, assim é João, o filho do meio.


Naná - Babá das crianças, uma cadelinha muito especial, ajuda em tudo na casa.É muito querida pelas crianças, principalmente por Miguel.


Capitão Hook ou Gancho - Perverso e muito malvado é o Capitão Hook, ele não tem medo de nada...Opa! Apenas do crocodilo TIC-TAC.


Peter Pan - O Protagonista do Livro, ele vive com seus amigos na Terra do Nunca. Ele nunca irá crescer, pois sempre vai morar na Terra do Nunca


Os garotos - Selvagens, esses meninos são os melhores amigos de Peter, são muito legais.


Peter Pan é um garoto que não quer crescer, e por isso foge para a Terra do Nunca, com as fadas, apesar disso, sente falta de sua mãe, e por isso, passa a espiar a Sra. Darling ler contos de ninar para seus filhos: Wendy, Miguel e João.

Graças a isso, acontece uma cena, que acho que até mesmo que foi para a Terra do Nunca deve conhecer - o encontro de Pan e Wendy: A sombra de Peter Pan se descola num acidente com a janela, e ele vai para o quarto das crianças Darling encontra-la. Quando não consegue colar a sombra, se senta e começa a chorar, acordando Wendy, que o ajuda com a sombra.

Conversando, descobre que a garota sabe todas as histórias de cor, e a chama para viver com ele na Terra do Nunca, para ser a mãe dele, e dos garotos perdidos (bebês que caem do berço, e são levados pelas fadas). Como acaba se empolgando com o convite, Wendy pede a Peter, que possa levar os irmãos Miguel e João também, não sabendo como recusar, Peter aceita.

Pois bem, os novatos são cobertos por pó de fada (pó de pirlimpimpim), e Peter diz a eles que para que possam voar, devem ter pensamentos alegres (''think of the happiest thing, it's the same as having wings''). E lá vão os hérois, começar a jornada.

Os recém-chegados visitantes, são atacados por Gancho (Capitão), e sua trupe de marinheiros e piratas mal encarados, Wendy sofre um atentado, e os garotos perdidos ficam felizes com as novas companhias.

Bom, o livro é realmente muito bom de se ler, pois apesar de infantil, fala de temas complexos, como casamento, maturidade. amadurecimento, maternidade, fantasia. Nada é o que parece ser a primeira vista, e cada leitura, você descobre algo diferente. As personagens são todas importantes à seu jeito e momento na história, com características simples, e pessoais, o que faz com cada uma seja bem diferente da outra.

É um livro que realmente vale a pena ser lido. E se você acha que sabe alguma coisa sobre o livro, apenas por te visto algum filme, está ligeiramente enganado!

Sobre o Autor:

Sir James Matthew Barrie, 1º baronete, OM (Kirriemuir, Escócia, 9 de maio de 1860 — Londres, Inglaterra, 19 de junho de 1937), muitas vezes referido como J. M. Barrie, foi um escritor e dramaturgo britânico nascido na Escócia. Nascido no pequeno condado escocês de Argus, Barrie frequentou a Glasgow Academy e a University of Edinburgh, até se mudar para Londres em 1885, para seguir carreira de dramaturgo eescritor. Escreveu diversas peças teatrais e livros durante quase toda a vida, em sua maioria voltada para o público adulto, inclusive a peça, ao contrário do como é referido comumente, The Boy Who Wouldn't Grow Up (O Menino Que Nunca Quis Crescer, em português), de 1904, que deu origem ao famoso personagem Peter Pan, sua mais célebre e famosa criação, um menino criado pelas fadas que conseguia voar e vivia em uma terra mágica chamada Neverland (ou Terra do Nunca, como é conhecido nos países lusófonos), aonde não envelhecia jamais. Porém, só em 1911 o romance Peter and Wendy ou simplesmente Peter Pan, foi publicado em livro, narrando a clássica história dos irmãos Darling, Wendy, João e Miguel (Wendy, John e Michael, em inglês) que acompanham Peter Pan em uma jornada pela Terra do Nunca, aonde enfrentam piratas, liderados pelo Capitão Gancho. Antes disso Barrie escreveu os romances Little White Bird (1902) e Peter Pan in Kensington Gardens(1906), ambos inspirados no personagem, narrando suas aventuras no Jardins de Kensington, em Londres.
Acredita-se que Barrie tenha se inspirado em sua amizade com os filhos de Sylvia Llewelyn Davies, uma dona de casa viúva a quem o escritor conheceu por acaso, para criar o mundo mágico de Peter Pan. De fato, Barrie se tornou tutor dos garotos depois da morte de Sylvia até sua morte em 1937, devido a uma forte pneumonia; Em vida, doou os direitos autorais da história de Peter Pan ao hospital pediátrico Great Ormond Street.

Saiba mais sobre:
Comentários. Fale-nos a sua opinião!

Facebook

© 2014 Das Páginas para a Tela. All rights reserved.
Designed by SpicyTricks
Real Time Web Analytics