segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Dica de Livro: O Menino do Pijama Listrado

Olá pessoas lindas que amam livros tanto quanto eu! Ou nem tanto assim... Bom, cá estou eu novamente com uma nova dica de livro, e a bola da vez é um livro que eu li recentemente e simplesmente amei: O Menino do Pijama Listrado.

Esse livro é um daqueles que está sempre na boca do povo, é o favorito da muitos e todo mundo já ouviu falar nele COM CERTEZA! E não é pra menos né? John Boyne, o escritor dessa obra fantástica, conseguiu ir muito além do típico livro de 224 páginas do qual pouco se espera, ele conseguiu captar o preconceito contra os judeus e todo o cenário nazista aos olhos de uma criança, e falo com toda a sinceridade que ele é um escritor incrível.

O livro é narrado na 3ª pessoa, e embora eu odeie livros narrados em 3ª pessoa, tenho que confessar que esse é um mero detalhe em comparação a história maravilhosa e o enredo emocionante.

A história se passa na Alemanha nazista, onde nosso personagem principal de 9 anos Bruno (ah por que eu gosto desse nome?) vive em Berlim com sua família constituída por sua mãe Elsa, seu pai Ralf e sua irmã de 12 anos Gretel. Além, é claro, da empregada Maria e os outros empregados.

O pai de Bruno, Ralf, era um comandante de campos de concentração de judeus e fora obrigado pelo "Fúria" (Hitler) a se mudar de sua mansão de 5 andares para uma casa menor de 3 com sua família, mas logo que chegam a casa, nenhum membro da família demonstra entusiasmo e alegria com a nova residência.

Logo que Bruno se entedia com as aulas em casa e a falta de diversão, ele decide fazer o que mais gosta de fazer: explorar! Então, "explorando" pelos arredores da casa, Bruno descobre um muro alto do qual dava para ver pela janela de seu quarto que haviam pessoas no outro lado que eram, na verdade, judeus em um campo de concentração. Caminhando lado a lado com o muro, Bruno acaba encontrando um menino também da sua idade do outro lado chamado Shmuel, um judeu polonês que fora arrastado para lá com sua família, mas sua mãe acabara ficando para trás. Shmuel e Bruno passam a ter uma amizade e a se encontrar no mesmo local todo dia secretamente.


Mas será que o pai de Bruno, um comandante, irá aceitar sua nova e única amizade na nova casa? Será que um dia Bruno e Shmuel poderão ser amigos sem um muro alto entre eles? Será que essa amizade vai durar mesmo com tudo e todos contra ela? São muitos "serás" que só podem ser descobertos lendo este livro, e eu realmente te aconselho a fazer isso. O livro é incrível, garante uma leitura formidável e inesquecível!

Felizmente o livro já ganhou uma adaptação cinematográfica com um elenco de atores e uma produção incrível que eu ainda não tive oportunidade de ver, mas se for fiel ao livro garanto que é maravilhoso! Prometo ver o filme e fazer uma Dica de Filme para o mês que vem!

Já leu O Menino do Pijama Listrado? Conte-nos o que achou!

Saiba mais sobre:
Comentários. Fale-nos a sua opinião!

Facebook

© 2014 Das Páginas para a Tela. All rights reserved.
Designed by SpicyTricks
Real Time Web Analytics