quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Dica de Livro: Harry Potter - Das Páginas para a Tela - A Jornada Completa das Filmagens

Capa de Harry Potter - Das Páginas para a Tela

O que posso dizer sobre o universo de Harry Potter? Simplesmente magnífico. E para um fã, o que não pode faltar na estante são os livros da saga. Hoje vou mostrar para vocês o incrível Harry Potter - Das Páginas para a Tela, um livro que conta os bastidores dos oito filmes da saga, como tudo surgiu e também descreve os lugares, as criaturas e os objetos presentes na série.

O livro foi escrito por Bob McCabe, um renomado escritor, crítico de cinema, apresentador de TV e roteirista.
A edição do livro é muito boa. A capa dura traz  rigidez na pegada, e as suas 531 páginas o fazem pesar, tornando quase impossível de lê-lo sem estar apoiado em uma mesa ou em uma cama.
Há várias imagens que retratam os bastidores dos filmes e story-boards. Ele também conta com desenhos e manuscritos feitos pela autora quando ela estava escrevendo os livros.
Em diversas páginas encontra-se alguns símbolos impressos em uma tinta brilhante que só é possível vê-lo conta a luz.
Índice do Harry Potter - Das Páginas para a Tela
Harry Potter - Das Páginas para a Tela é divido em três partes. A primeira são os Bastidores de Harry Potter, mostrando como os oito filmes foram realizados. A segunda parte é a Arte de Harry Potter, onde está presente detalhes dos personagens, locações, criaturas e artefatos. E por último temos o epílogo, que é a finalização do livro.

Parte Um – Bastidores de Harry Potter

A primeira parte do livro narra todos os fatos que ocorreram por trás das telas durante toda a produção dos oito filmes. Cada obra cinematográfica possui o seu capítulo, onde Bob descreve as curiosidades, os fatos mais engraçados e os desafios que os produtores enfrentaram para transferir toda a história de cada livro para seu respectivo filme.
Bastidores de Harry Potter - Das Páginas para a Tela
O livro é recheado de relato dos atores, onde eles falam sobre como foi filmar alguma cena, e relatos dos produtores que explicam por que optaram por realizar tal cena de tal forma. Realmente muito interessante.
 Montando a Equipe Harry Potter - Das Páginas para a Tela

Harry Potter e a Pedra Filosofal

 Harry Potter e a Pedra Filosofal - Harry Potter - Das Páginas para a Tela

Harry Potter e a Câmara Secreta

Harry Potter e a Câmara Secreta - Harry Potter - Das Páginas para a Tela 

Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban

Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban - Harry Potter - Das Páginas para a Tela

Harry Potter e o Cálice de Fogo

Harry Potter e o Cálice de Fogo - Harry Potter - Das Páginas para a Tela

Harry Potter e a Ordem da Fênix

Harry Potter e a Ordem da Fênix - Harry Potter - Das Páginas para a Tela  

Harry Potter e o Enigma do Príncipe

Harry Potter e o Enigma do Príncipe - Harry Potter - Das Páginas para a Tela

Harry Potter e as Relíquias da Morte

Harry Potter e as Relíquias da Morte - Harry Potter - Das Páginas para a Tela

Parte Dois – A Arte de Harry Potter

Personagens

Personagens - Harry Potter - Das Páginas para a Tela
São diversos personagens que o livro descreve de toda a série. Suas vestimentas, personalidade, e muitos outras informações interessantes.
Hermione Granger - Harry Potter - Das Páginas para a Tela

Locações

Locações - Harry Potter - Das Páginas para a Tela 

Em toda produção de filme, ou quase todas, as gravações ocorrem em vários lugares e países, e muitas vezes em uma única cena vislumbramos esses lugares distintos mas nem percebemos, devido à coesão que os produtores conseguem passar mesmo gravando em lugares diferentes.
Castelo de Hogwarts - Harry Potter - Das Páginas para a Tela
Em Harry Potter não foi diferente. Foram vários lugares para as gravações dos vários ambientes presentes na série, e o livro descreve cada um desses lugares.

Criaturas

Criaturas - Harry Potter - Das Páginas para a Tela
As criaturas mágicas da série são algo que contribui a criar o clima fantástico para a história, e os produtores dos filmes queriam transmitir isso ao espectador igualmente como aconteceu com os livros.
Fawkes - Harry Potter - Das Páginas para a Tela
Algumas criaturas foram feitas através de robôs, outras por meio de efeitos visuais e outras pela junção das duas técnicas. 

Artefatos

Artefatos - Harry Potter - Das Páginas para a Tela
Os artefatos são muitos. Varinhas, caldeirões, vassouras, joias, móveis e muitos outros objetos que muitas vezes passam despercebidos pelos olhos do espectador mas que existem e estão em cena.
Varinhas - Harry Potter - Das Páginas para a Tela
Os artefatos promovem maior realidade ao universo de Harry Potter, deixam tudo mais coerente com a nossa realidade, passando a sensação de que aquele universo realmente existe e de que a qualquer momento podemos encontrar algum bruxo passando ao nosso lado na rua ou uma coruja vindo entregar o nosso livro comprado no Submarino.

Epílogo

Epílogo - Harry Potter - Das Páginas para a Tela
No Epílogo, Bob McCabe descreve como foi o último dia de gravação para os atores. Nesse dia, foi exibido um curta-metragem para toda a equipe com cenas dos atores segurando claquetes douradas, cada uma representando um dia de gravação dos dois últimos filmes da saga.

Caderia de Emma Watson, Rupert Grint e Daniel Radcliffe - Harry Potter - Das Páginas para a Tela 
Harry Potter – Das Páginas para a Tela narra a jornada completa das filmes e mostra os detalhes de todo o universo do mundo bruxo. Certamente é um livro que todo fã gostaria de ter, e encerra as publicações de livros relacionados a série de forma esplêndida. Ao menos até agora.

Saiba mais sobre:
Comentários. Fale-nos a sua opinião!

Facebook

© 2014 Das Páginas para a Tela. All rights reserved.
Designed by SpicyTricks
Real Time Web Analytics