segunda-feira, 31 de março de 2014

Resenha: O Chamado do Cuco

Oi Galera! A resenha de hoje é sobre um livro que me surpreendeu muito. O Chamado do Cuco é o primeiro livro de Robert Galbraith (que na verdade é um pseudônimo da já conhecida J.K. Rowling) e foi lançado aqui no Brasil a pouco tempo, no segundo semestre de 2013, pela editora Rocco.
É um livro relativamente grande, tem 448 páginas, e a história gira em torno da morte da supermodelo Lula Laundry , do detetive Cormoran Strike e sua assistente nada convencional Robin Ellacott. A morte de Lula é cercada de mistérios, falsidades e intrigas familiares, e os paparazzi lutam o tempo todo para saber de cada detalhe.

Tudo começa quando em uma noite de inverno, Lula cai de sua sacada, em um condomínio nobre de Londres, em direção a sua morte. Todos os jornais noticiam a tragédia incessantemente, e depois de poucas horas de investigação, a polícia conclui que foi um caso de suicídio, já que Lula sofria de transtorno bipolar e sempre foi instável emocionalmente. Apesar da surpresa, algumas semanas se passam e todos parecem se conformar com essa explicação. Todos exceto John Bristow, irmão de Lula Laundry.

Em uma parte não tão nobre de Londres, encontra-se Cormoran Strike. Strike é um ex-militar, que foi dispensado do exército depois de sofrer um acidente onde perdeu uma de suas pernas, ele está na pior fase de sua vida: foi chutado pela mulher que amava, estava com dívidas impagáveis e não tinha nem onde morar, dormia em seu escritório, que quase já não tinha clientes. No primeiro dia de trabalho de sua nova secretária temporária, Robin Ellacott, o escritório de Strike recebe uma visita ilustre: John Bristow, querendo que ele investigasse a morte de sua irmã famosa, Lula Laundry.  Strike estava convencido de que tinha mesmo sido um suicídio e em primeiro momento nega o caso, mas quando John lhe oferece o dobro de seus honorários, ele não tem como recusar.

Então nosso herói começa sua investigação. No começo, confesso que não punha muita fé em Strike, mas ele me surpreendeu. É impressionante a quantidade de detalhes que ele consegue observar e a lista de suspeitos só vai crescendo mais e mais, eles variam de Evan Duffield (namorado de Lula) e Tony Laundry (tio de Lula) á Deeby Mac (rapper americano) e Fred Bestigui (vizinho de Lula e cineasta). Cormoran entra a fundo na vida de Lula, antes e depois de sua adoção, e conhece todos que possam dar qualquer pista sobre essa morte misteriosa, sempre com a ajuda da eficiente Robin, que acaba virando sua secretária definitiva.

Juro que em nenhum momento imaginei que o assassino fosse a pessoa que é (é lógico que eu não vou contar, vocês vão ter que ler pra descobrir). Strike faz tudo parecer tão óbvio que me senti uma idiota por não ter percebido as coisas que ele percebeu. Acho que foi isso que fez esse livro entrar pra minha longa lista de favoritos: o final está longe de ser previsível. Passei o livro todo surtando com as pontas soltas que Strike deixava e acabei os últimos capítulos amando personagens que odiei e odiando personagens que amei.

Nunca tinha lido nenhum livro da J.K. Rowling (não, eu nunca li Harry Potter), mas o motivo da autora ser tão aclamada no mundo todo ficou claro pra mim neste livro. Ela constrói os personagens como ninguém e narra de uma maneira incrivelmente detalhada, o que me fez ter que parar pra assimilar tudo que tinha lido várias vezes durante a leitura. O Chamado do Cuco é um livro maravilhoso que fala principalmente sobre a pressão da mídia sobre os artistas, sobre a falsidade de pessoas que consideramos nossas amigas e sobre como o dinheiro faz as pessoas fazerem de tudo. Mais uma vez, o recomendo pra todo mundo, menos para crianças, por tratar de assuntos como sexo e drogas.

                            

J.K. Rowling provou com esse livro que não é uma autora de um sucesso só, ela resolveu usar um pseudônimo (Robert Galbraith) para ter certeza que a crítica gostaria do livro, mesmo sendo de um autor desconhecido e não é difícil perceber que ela obteve sucesso total nessa intenção. Ela mesma já disse que pretende que as aventuras de Cormoran Strike sejam uma série de sete livros, inclusive já confirmou o lançamento do segundo livro, The Silkworm (O Bicho-Seda, em tradução livre)


Já leu O Chamado do Cuco? Conte-nos o que achou!

Saiba mais sobre:
Comentários. Fale-nos a sua opinião!

Facebook

© 2014 Das Páginas para a Tela. All rights reserved.
Designed by SpicyTricks
Real Time Web Analytics